Atendimento
Notícias

VOCÊ SABE COMO A BLOCKCHAIN PODE ACELERAR, DESBUROCRATIZAR E REDUZIR OS CUSTOS DAS OPERAÇÕES COMERCIAIS?

Postado em Artigos no dia 19/06/2023

A tecnologia Blockchain pode ser resumida como se fosse um livro digital de registros, compartilhado e imutável, que facilita o processo de gravação/registro de transações e rastreamento dos ativos digitais em uma rede de negócios.

Esses ativos digitais que possuem o registro de suas operações em uma Blockchain podem ser tangíveis, como um imóvel, um veículo, um barco ou uma criptomoeda. Também podem ser intangíveis, como um direito de receber determinado crédito, uma propriedade intelectual, uma marca/patente, e até mesmo um direito autoral.

No mercado de Criptoativos atual, todos os ativos digitais utilizam a tecnologia Blockchain para garantirem e registrarem suas operações, como é o caso das Criptomoedas, dos Tokens, das NFTs e dos Smart Contracts.

Os princípios da Blockchain são os de reduzir a burocracia, os custos e ao mesmo tempo garantir a confiança nas operações comerciais. Como exemplo podemos citar a seguinte situação:

Antecipação de Recebíveis - uma empresa possui um crédito a receber daqui determinado tempo. Pensando em antecipar esse recebimento ela pode Tokenizar o crédito e comercializá-lo a um valor um pouco menor. Consequentemente ela conseguirá levantar capital junto ao mercado de forma muito mais ágil, com bem menos burocracia e a um custo bem menor do que se o fizesse através de um empréstimo bancário ou via factoring.

Rastreio de Produtos – o mercado Agro vem passando por grande revolução com a introdução da Blockchain. Através dela as empresas produtoras já conseguem rastrear quando, onde e como um alimento foi cultivado, colhido, enviado e processado, disponibilizando ao consumidor final tais informações, agregando valor ao produto final e possibilitando a total transparência sobre toda a cadeia produtiva.

Sendo assim, a tecnologia Blockchain pode, de várias formas, reduzir a burocracia, o tempo e o custo das operações comerciais.

Enrico Gutierrez Lourenço - Departamento de Inovações e Negócios


« voltar