O mercado imobiliário no Brasil está em expansão e a inteligência artificial (IA) está sendo utilizada para melhorar a análise de mercado, aumentar a eficiência operacional e oferecer uma melhor experiência ao cliente.
A IA oferece diversos benefícios para o mercado imobiliário, dentre eles, destacam-se:
Atendimento ao cliente com Chatbot: O chatbot permite melhorar o atendimento ao cliente imobiliário. Com um setor concorrido, atender bem é essencial, e o uso das novas tecnologias facilita. Assistente virtuais e chatbots permitem que empresas ou profissionais transformem a experiência do cliente, pois permite que o atendimento seja feito de forma rápida e assertiva.
Análise de dados avançada: a IA vem identificando tendências e padrões que seriam difíceis de identificar manualmente. Isso pode ajudar as empresas a identificar oportunidades de mercado e os investidores a tomar decisões mais informadas. Na análise de crédito, por exemplo, essas ferramentas também são muito úteis, pois quando um financiamento é aprovado mais rápido, maiores as chances para o fechamento do negócio.
Precificação inteligente: ferramentas de IA tornam a precificação das propriedades mais precisa, considerando inúmeros fatores. Com isso, os preços tornam-se mais competitivos, evitando prejuízos.
Previsão de valorização: a IA pode prever a valorização de propriedades com base em dados históricos e atuais, auxiliando as empresas e investidores a tomar decisões informadas sobre a compra e a venda dos imóveis.
Recomendações personalizadas: plataformas de IA oferecem recomendações personalizadas de propriedades levando em consideração as preferências do comprador, objetivando uma busca mais eficiente e economizando tempo.
Em futuro bem próximo, a IA continuará a desempenhar um papel significativo no setor imobiliário, ajudando a impulsionar o crescimento e a inovação.
Elaborado por Dra. Angela Ribeiro de Oliveira, integrante do Núcleo de Inovações e Negócios.