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APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO SETOR DE TRANSPORTE DE CARGA

Postado em Artigos no dia 04/12/2023

Que a Inteligência Artificial – IA vem impactando todos os seguimentos da sociedade é público e notório. Mas será que essa verdadeira revolução tecnológica também exerce influência no setor de transporte de carga? É exatamente com esse foco que elaboramos o presente artigo, para levar ao leitor informações sobre a existência dessa influência e quais são seus impactos.

Com o grande aumento das compras online, desde o início da pandemia do COVID-19, e com o consequente isolamento social, um dos setores da economia nacional mais impactado, e para o bem, foi o dos transportes.

Nesse cenário, ganharam muita força aplicações de IA relacionadas a chatbots e as automações que fornecem mais controle das operações às empresas transportadoras. O setor dos transportes ainda continua um pouco fechado em relação a inovações e transformação digital. Mesmo assim, as empresas se viram compelidas em começarem a utilizar essas novas tecnologias, para que continuassem competitivas no mercado e conseguissem fazer frente aos concorrentes.

Com esse novo mercado, as empresas tiveram que criar soluções inovadoras para atenderem às dores dos clientes e se destacarem da concorrência. Afinal, no mundo digital, o fato de não se adaptar às mudanças pode comprometer a sobrevivência das organizações.

A digitalização das transportadoras trouxe automação e controle de processos, tanto em relação ao atendimento dos clientes, como nos registros, tráfego de informações, comunicação, entre outros. Um dos pontos de atenção para o setor é e sempre foi o controle das operações, pois caso ocorra alguma falha ocorra em determinado processo, todo o transporte pode ser prejudicado.

Além disso, o atendimento ao cliente é um dos pontos de maior atenção para as empresas, vez que é ele, o cliente, quem garante que as demandas do consumidor serão solucionadas. Com a IA esse atendimento pode ser realizado a qualquer hora do dia ou da noite, reduzindo gastos com capital humano e com atendimentos por telefone.

Nesse atendimento que entram os chatbots, que podem funcionar no regime 24/7, ou seja, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Com isso é possível desafogar as demandas atendidas pelos colaboradores e fazer com que a fila desses atendimentos gire mais rapidamente. Consequentemente, a experiência do usuário é melhor, vez que não tem que esperar para ser atendido e pode tirar suas dúvidas no momento em que elas surgirem.

A IA pode ser utilizada, também, na otimização de rotas, analisando dados em tempo real sobre as condições de tráfego, clima e outros fatores relevantes, permitindo que as transportadoras otimizem suas rotas de entrega. Como resultado teremos economia de tempo, redução de custos com combustíveis e maior eficiências nas entregas.

Funciona da mesma forma para a previsão de demandas, onde a empresa pode prever sua demanda futura, tendo tempo para planejar melhor seus recursos, como a quantidade de veículos e motoristas necessários, e alocar esses recursos de maneira mais eficiente e menos custosa.

Na manutenção dos veículos a IA pode ser utilizada para monitorar o desempenho destes e identificar sinais de desgaste ou problemas antes que se tornem críticos. Isso permite que as transportadoras realizem manutenção preventiva, evitando falhas inesperadas e reduzindo os custos de manutenção.

Também no gerenciamento de estoques essa nova tecnologia pode ser usada, analisando dados de vendas, histórico de entregas e outras informações para otimizar a quantidade de produtos são necessários em estoque. Isso pode reduzir custos associados à manutenção de estoques excessivos e garantir a disponibilidade de produtos para as entregas.

No treinamento e aprimoramento dos motoristas a IA pode ser utilizada para monitorar os desempenhos individuais e identificar áreas que precisam de melhoria. As transportadoras podem, então, fornecer treinamentos personalizados para auxiliar os motoristas a aprimorarem suas habilidades e garantirem uma maior segurança nas estradas.

Até mesmo no gerenciamento dos riscos as empresas podem se valer de ferramentas de IA, para monitorarem e gerenciarem os riscos associados às operações de transporte. Por exemplo, podem analisar dados sobre acidentes de trânsito, roubos de cargas e outros incidentes, visando identificarem padrões e áreas de alto risco. Com base nessa análise poderão implementar medidas de segurança e políticas específicas para minimizar esses riscos.

Elaborado pelo advogado **Dr. Enrico Gutierres Lourenço**, integrante do Núcleo de Inovações e Negócios.


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